segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Académica 0-0 FC Arouca

6.ª jornada - 28 de Setembro 2013
Jogo no Estádio Efapel-Cidade de Coimbra
Espectadores: 2352
Árbitro - Cosme Machado, auxiliado por Alfredo Braga e Pedro Fernandes (AF Braga).

Académica: Ricardo; João Dias, Aníbal Capela, Reiner e Djavan; Fernando Alexandre, Marcos Paulo (Marinho, 55') e Diogo Valente (Ogu, 55'); Makelele, Ivanildo e Buval (Manoel, 74').
Suplentes não utilizados: Peiser, João Real, Bruno China e Cleyton.
Treinador. Sérgio Conceição

FC Arouca: Cássio; Ivan Balliu, Mika, Diego Galo e Luís Tinoco (Luís Dias, 24'); Nuno Coelho, David Simão e Bruno Amaro; André Claro (Serginho, 65'), Pintassilgo e Roberto (Romário, 73').
Suplentes não utilizados: Igor Rocha, Miguel Oliveira, Kovacevic e Ceballos.
Treinador: Pedro Emanuel

Ao intervalo: 0-0



FC Arouca não deixou Académica cantar o fado
Académica e FC Arouca protagonizaram o primeiro empate a zero bolas em seis jornadas da Liga Zon Sagres. Um nulo que se ajusta ao desenrolar do jogo e que serviu melhor os objetivos da equipa arouquense, perante academistas pressionados para conseguirem a segunda vitória caseira. Os estudantes fizeram por isso e entraram mais fortes nos primeiros quinze minutos, mas esbarraram sempre na boa organização defensiva da equipa de Pedro Emanuel, panorama que se manteve praticamente ao longo de toda a partida, com Nuno Coelho a fechar bem na função de trinco e com um quarteto defensivo seguro, especialmente Mika e o espanhol Balliu (que foi ocupar o lado esquerdo após a lesão de Luís Tinoco), dupla quase impecável na leitura do jogo adversário. À medida que os minutos passavam, Ivanildo assumia grande parte das melhores iniciativas da Académica mas sem efeitos práticos, respondendo o FC Arouca com algumas jogadas bem desenhadas e que assustaram o guardião Ricardo, mormente em remates de Bruno Amaro (10') e Luís Dias (27'). Entretanto, Sérgio Conceição quis explorar a alteração defensiva do FC Arouca, transferindo Makelele para a ala defendida por Luís Dias, que passou a ter algumas dificuldades em suster a velocidade do avançado brasileiro, mas no eixo defensivo imperou a resolução de alguns problemas na protecção da baliza de Cássio. Tanto assim, que o lance de maior perigo veio ao minuto 37, quando Buval ganhou a Diego próximo da pequena área e a situação foi salva pela rápida intervenção de Mika. Momento raro na aproximação ao intervalo, que chegou com os sectores defensivos a marcarem pontos sobre linhas avançadas incapazes de dar trabalho que se visse aos guarda-redes. Veio a segunda parte e as equipas continuaram como que encaixadas uma na outra, sendo que o FC Arouca decaiu nas formas de transição ofensiva. Cabia a David Simão parte da recuperação e da organização do ataque, esteve bem no primeiro tempo mas o reforço da linha média e do ataque da formação da Académica dificultaram o trabalho do meio-campo e da linha avançada do FC Arouca, sujeita mais a tarefas defensivas, de tal modo que o primeiro remate do ponta-de-lança Roberto só aconteceu aos 70 minutos, obrigando Ricardo a defesa apertada. Sentia-se que quem marcasse poderia levar os três pontos, mas o nulo persistiu, não obstante as entradas de Romário e Serginho, já que Ceballos não saiu do banco. Até o final, a equipa de Coimbra porfiou por outro resultado, Luís Dias safou jogada perigosa de contra-ataque e no último segundo uma grande desmarcação de David Simão foi desaproveitada pelo remate de Romário para as nuvens. Resultado certo em partida muito disputada mas pouco dada a bom jogo de ataque. O FC Arouca voltou a pontuar fora e foi quem mais lucrou ao somar um ponto, num jogo com arbitragem globalmente positiva. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) - direitos reservados
SALA DE IMPRENSA

Sérgio Conceição (treinador da Académica): "Não foi um jogo bem disputado. Houve muita luta, o Arouca veio para levar um ponto e conseguiu-o, muito por demérito nosso. Não fizemos um bom jogo mas penso que o resultado não é justo. Conseguimos catorze pontapés de canto contra um e podíamos ter marcado. Atacar não bastou, também é preciso marcar golos".

Pedro Emanuel (treinador do FC Arouca): "Foi um jogo nem sempre bem jogado mas de resultado justo. Não houve oportunidades flagrantes. As equipas acabaram por se encaixar e as disputas pela ‘segunda bola' foram importantes neste jogo. A Académica teve alguns momentos de superioridade territorial, mais devidos à nossa estratégia. Na segunda parte não estivemos tão bem a sair para o ataque".


Pedro Emanuel arriscou e Luís Tinoco estará fora do jogo com o FC Porto
O habitual defesa esquerdo do FC Arouca vai estar de fora do próximo encontro com o FC Porto. Aos 24 minutos do jogo de Coimbra, Luís Tinoco tentou arrancar para receber um passe de David Simão mas imediatamente se deitou no relvado, acabando substituído.
Na conferência de imprensa, no final da partida, Pedro Emanuel esclareceu que o jogador não recuperará a tempo de defrontar os dragões e assumiu a responsabilidade pela sua utilização frente aos academistas. Tinoco fora poupado ao jogo da Taça de Liga contra o Beira Mar por motivos de recuperação de uma lesão, da qual voltou a ressentir-se no Estádio Cidade de Coimbra.

6.ª jornada:
Sábado, 28 de SetembroFC Porto 1-0 V. Guimarães
Académica 0-0 FC Arouca
Rio Ave 0-3 Nacional
Marítimo 3-4 Paços de Ferreira
Olhanense 1-2 Estoril
Benfica 1-1 Belenenses
SC Braga 1-2 Sporting
Segunda-feira, 30 SetembroV. de Setúbal - Gil Vicente (20h15 Sport TV)

7.ª jornada:
Sexta-feira, 4 OutubroAcadémica - Rio Ave (20h15 SportTV)
Sábado, 5 OutubroBelenenses - Olhanense (16h00)
Sporting - V. Setúbal (20h15 SportTV)
Domingo, 6 OutubroGil Vicente - P. Ferreira (16h00)
Nacional - SC Braga (16h15 SportTV)
FC Arouca - FC Porto (18h15 SportTV)
Estoril - Benfica (20h15 SportTV)
Segunda-feira, 7 OutubroV. Guimarães - Marítimo (20h15 SportTV)


PRÓXIMOS JOGOS DO FCA7.ª jornada (6 Outubro)
FC Arouca - FC Porto (18h15)
2.ª mão da Taça da Liga (13 Outubro)
FC Arouca - Beira Mar
3.ª Elim. Taça de Portugal (20 Outubro)
Sorteio 30 Setembro
8.ª jornada (27 Outubro)
Olhanense - FC Arouca

Nenhum comentário:

Postar um comentário