5.ª eliminatória - 2 de Dezembro 2012
Jogo no Estádio Municipal de Arouca.
Árbitro - Rui Silva, auxiliado por Bruno Trindade e Álvaro Mesquita (AF Vila Real).
FC Arouca - Ricardo, Mika, Miguel Oliveira, Zarabi e Stephane; Idris, Bijou (André Claro, 80') e Kovacevic; Luís Pinto (Laurindo, 80'), Amessan (Hugo Monteiro, 61') e Clemente.
Suplentes não utilizados: Igor, Miguel Ângelo, Dani e Hemiliano.
Treinador: Vitor Oliveira
Beira Mar - Rui Rego; Pedro Moreira (André Sousa, 61'), Jaime, Sasso e João zinho (Abel Camará, 61'); Dias, Flaurival e Serginho (Batatinha, 45'); Balboa, Nildo e Saleh.
Suplentes não utilizados: Bruno Jorge, Bura, Nuno Lopes e Hélder Lopes.
Treinador: Ulisses Morais
Ao intervalo: 2-1
Marcador: 1-0 (Bijou, 10'); 2-0 (Clemente, 21'); 2-1 (Serginho, 22').
FC Arouca volta a encher a Taça e está nos "quartos-de-final"
Golos de Bijou e Clemente afastaram aveirenses
O FC Arouca levou a melhor no dérbi distrital e voltou a encher a Taça, ao apurar-se pela primeira vez na sua história para os quartos-de-final. Festa imensa no final de uma partida que culminou no afastamento dos aveirenses, após um percurso fantástico do emblema das Terras de Santa Mafalda, que já afastara o Trofense e a Naval da II Liga e o Rio Ave da Liga Zon Sagres.
A expectativa era imensa e foi o FC Arouca que começou melhor o jogo, vibrando com a obtenção do primeiro golo logo aos 10 minutos. Bijou, perto da linha lateral e a cerca de quarenta metros da baliza, bate um livre em arco a que Rui Rego (talvez perturbado pelo sol) não se opôs da melhor forma, deixando o esférico entrar na sua baliza. Um rebuçado que acicatou o apetite dos arouquenses (que tinham em Amessan um desequilibrador pela ala direita) que não tardaram muito a aumentar o marcador por intermédio de Clemente que, mais uma vez, esteve em grande ao facturar na Taça de Portugal. Com grandes dificuldades em explanar o seu futebol, os aveirenses emperraram na boa organização da equipa arouquense, que contou com Idris e Bijou na luta com Fleurival e Serginho pelo meio-campo, obrigando o muito vigiado Kovacevic a descair várias vezes para a esquerda para escapar à marcação. Até aí muito coeso a defender e mais perigoso a atacar, o FC Arouca teve uma das (raras) distrações que lhe custou o golo que veio renovar as esperanças da equipa de Ulisses Morais. Ao intervalo a vantagem do FC Arouca ajustava-se aos que foram os primeiros 45 minutos, que terminaram com a expulsão de Saleh (45') ao ser punido com o segundo cartão amarelo por simular uma grande penalidade.
Disposta a fazer pela vida, a formação aveirense entrou na segunda parte com outra atitude e muito mais dinâmica. Ulisses Morais apostou tudo nas substituições e foi um segundo tempo de sinal mais da equipa da I Liga, que cresceu em futebol e domínio territorial mas faltaram-lhe argumentos nos últimos quinze, vinte metros da zona de ataque. Fleurival ainda teve ensejo de empatar logo aos 3 minutos mas o remate foi para fora. O FC Arouca, agora com mais dificuldade em sair para o ataque, pareceu acusar algum desgaste do jogo disputado a meio da semana com o Braga B, mas, com as entradas de Monteiro, Laurindo e Claro ganhou alguma frescura e ainda teve capacidade para manter a sua boa organização defensiva (onde Zarabi "varreu tudo" o que vinha pelo ar) e assegurar a passagem da eliminatória. Aos 82 minutos, uma boa defesa de Ricardo ao remate de Batatinha selou definitivamente o afastamento do Beira Mar. Já no período de compensação, Abel Camará foi expulso com cartolina vermelha após falta sobre Laurindo. Pouco depois encerrava-se mais uma tarde gigante dos jogadores do FC Arouca, num jogo com arbitragem globalmente positiva. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) - direitos reservados
SALA DE IMPRENSA Vitor Oliveira (treinador do FC Arouca): "Estamos contentes, ganhar é sempre bom. Estivemos melhor que o Beira Mar na primeira parte mas na segunda não conseguimos controlar o jogo e sair bem para o ataque. Aquela desatenção que permitiu o golo do Beira Mar podia ter-nos custado caro. Atendendo à diferença de escalões, acho merecida a nossa passagem. Vamos saborear, mas agora estamos preocupados com o próximo jogo do campeonato, que é já na quinta-feira contra o Feirense". Sobre a próxima eliminatória da Taça de Portugal "o melhor do sorteio seria termos em casa uma equipa acessível."
Ulisses Morais (treinador do Beira Mar): "Cometemos alguns erros que nos penalizaram na primeira parte. Na segunda parte montamos um plano diferente e outra atitude para operarmos a reviravolta. Jogar com menos uma unidade foi penalizador para nós mas nunca desistimos de lutar pela eliminatória. Não estou satisfeito por sairmos da Taça de Portugal. O momento do jogo é a expulsão do Saleh, que nos castiga e deixa revoltados. Houve dualidade de critérios".
Resultados dos oitavos-de-final 5.ª eliminatória (2 Dez):
FC Arouca 2-1 Beira Mar
Braga 2-1 FC Porto
Académica 3-0 Tourizense
Gil Vicente 1-0 Oliveirense
Lourinhanense 0-6 Paços de Ferreira
Belenenses 4-0 Fabril do Barreiro
Marítimo 1-1 Guimarães (4-5, após g.p.)
Benfica - Desp. Aves/Coimbrões
3.ª eliminatória (2 Dez):Coimbrões (0) 4-2 g.p. (0) Caldas
4.ª eliminatória (12 Dez):Desp. Aves - Coimbrões
Quartos-de-final (6.ª Eliminatória) em 16 de JaneiroA 6.ª eliminatória da Taça de Portugal (quartos-de-final) está agendada pela FPF para 16 de Janeiro (quarta-feira). Equipas já apuradas: (I Liga) Braga, Académica, Gil Vicente, Paços de Ferreira e Guimarães; II Liga: FC Arouca e Belenenses.
PRÓXIMOS JOGOS DO FC AROUCA:Quinta-feira 6 Dez (16.ª jornada)
Feirense - FC Arouca (15h00)
Domingo 9 Dez (17.ª jornada)
FC Arouca - Benfica B (15h00) SportTv
Nenhum comentário:
Postar um comentário