segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reacção do FC Arouca merecia o prémio do empate Braga acabou em aflição e viu ser-lhe perdoada uma grande penalidade

5.ª jornada - 20 de Setembro 2013
Jogo no Estádio Municipal de Arouca (21h00)
2248 espectadores.
Árbitro - Marco Ferreira, auxiliado por Sérgio Serrão e Nelson Morais (AF Madeira).

FC Arouca - Cássio; Balliu, Diego Galo, Mika e Tinoco; Nuno Coelho, David Simão e Bruno Amaro (Serginho, 76'); Pintassilgo (Ceballos, 62'), André Claro e Roberto (Romário 62').
Suplentes não utilizados: Igor Rocha, Luís Dias, Miguel Oliveira e Kovacevic.
Treinador: Pedro Emanuel

SC Braga - Eduardo; Tomás Babo, Nuno André Coelho, Aderllan Santos e Joãozinho; Luís Carlos (Custódio, 71'), Ruben Micael (Salvador Agra, 83') e Alan; Mauro, Filipe Pardo (Rafa, 65') e Ederzito.
Suplentes não utilizados: Cristiano, Luís Silva, Vinícius e Edinho.
Treinador: Jesualdo Ferreira

Marcador: 0-1 (Aderllan Santos, 9');
Ao intervalo: 0-1

Reacção do FC Arouca merecia o prémio do empate
Braga acabou em aflição e viu ser-lhe perdoada uma grande penalidade

Quem espera põe-se a jeito do que lhe possa acontecer. E aconteceu, para o resto do jogo, ao FC Arouca, que entrou em campo, cedendo inteira iniciativa aos bracarenses. A passividade gera adormecimento e o defesa central brasileiro Aderlan Santos despertou o FC Arouca para o jogo ao disparar do meio da rua (40 metros) uma bomba de que Cássio (não ilibado de alguma responsabilidade) não estava à espera. Foi o golo madrugador do SC Braga, nove minutos em que os arouquenses nem saíram do seu meio-campo. Depois, tudo foi diferente. Afinal a formação de Pedro Emanuel era capaz de fazer muito mais e nos minutos seguintes soltou-se para cima da baliza bracarense. Roberto, após grande desmarcação de Mika, isolou-se, controlou bem o esférico mas rematou da pior forma, desperdiçando aos 18' a oportunidade do empate. O FC Arouca dava sinais de outra postura. Contudo, o adversário "europeu" tinha experiência acumulada e Ruben Micael e Alan (34 anos feitos anteontem) foram municiando algumas das melhores as jogadas ofensivas da sua equipa, valendo aos 25' a exibição certinha e atenta de Balliu ao socorrer no eixo da pequena área e retirar o golo a Alan. Uma primeira parte em que a equipa de Jesualdo Ferreira, não obstante o esforço de recuperação dos arouquenses, foi a mais esclarecida e tranquila, graças ao golo de vantagem e à melhor circulação de bola. Procurando contrariar o futebol bracarense, Bruno Amaro desdobrava-se, como sempre, em diversas funções de cobertura e de subidas no terreno, mas menos eficaz estava David Simão, pouco expedito nas transições da equipa para o ataque.
No fim dos 45 minutos, ficava o aperitivo para o restante do jogo e o FC Arouca correspondeu da melhor forma, não só equilibrando a partida como obrigando o Braga a sofrer imenso nos minutos finais. Mais assertiva com as entradas (talvez tardias) de Ceballos e Romário, o FC Arouca cresceu, obrigando Jesualdo Ferreira a dupla substituição no seu meio-campo mas nem isso obstou a que os arouquenses fossem estando por cima. A oportunidade de empate esteve perto de acontecer mas a falta para grande penalidade de Joãozinho sobre Ceballos teve a ignorância do árbitro Marco Ferreira. Lance que podia ter mudado a história do jogo a quinze minutos do final. Sem desistir e apesar de uma ou outra incursão do Braga no sentido de matar o jogo (Rafa chegou a enviar a bola à barra), foi a vez de Romário, em boa posição, desperdiçar a igualdade ao rematar sobre a barra. Os adeptos do Arouca empolgavam-se, apoiavam a equipa e o perigo rondava a baliza de Eduardo. Serginho já entrara e posicionara-se no apoio a Romário, mas a saída do esgotado Bruno Amaro retirou alguma pujança ao meio-campo de um FC Arouca que pelo que trabalhou e jogou na segunda parte bem merecia o prémio da distribuição de pontos. Marco Ferreira, bem disciplinarmente, interferiu no resultado ao não assinalar a clara grande penalidade sobre Ceballos aos 74'. Depois do encontro com o Estoril, mais um prejuízo para a equipa arouquense. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) - direitos reservados 2013-09-22

SALA DE IMPRENSA

Pedro Emanuel (treinador do FC Arouca): "Jogamos contra uma equipa de qualidade. Na primeira parte tivemos dificuldades em sair a jogar. Acreditamos, podíamos ter chegado ao empate mas não conseguimos concretizar. Não comento as arbitragens, tenho a minha opinião, o lance sobre Ceballos podia ter mudado a história do jogo. A minha equipa teve atitude, capacidade de resposta e podíamos ter empatado."

Jesualdo Ferreira (treinador do SC Braga): "Parece-me uma vitória justa. Durante os noventa minutos tivemos mais jogadas perigosas do que o Arouca. Na primeira parte controlamos e na segunda não fomos capazes de manter o nosso jogo. A equipa é nova e ainda está em construção."
5.ª jornada:
FC Arouca 0-1 SC Braga
Sábado, 21 SetembroGil Vicente 1-1 Olhanense
Belenenses 1-0 Marítimo
Sporting 1-1 Rio Ave
Domingo, 22 SetembroNacional 1-0 Académica
Guimarães 0-1 Benfica
Estoril 2-2 FC Porto
Segunda-feira, 23 SetembroP. Ferreira - Setúbal (20h15 Sport TV)

6ª jornada:
Sexta-feira, 27 SetembroFC Porto - V. Guimarães (20h00 Sport TV)
Sábado, 28 SetembroAcadémica - FC Arouca (16h00)
Rio Ave - Nacional (16h00)
Marítimo - Paços de Ferreira (16h15 Sport TV)
Olhanense - Estoril (18h15 Sport TV)
Benfica - Belenenses (18h30 Benfica TV)
SC Braga - Sporting (20h15 Sport TV)
Segunda-feira, 30 SetembroV. Setúbal - Gil Vicente (20h15 Sport TV)


PRÓXIMOS JOGOS DO FCA:
1.ª mão Taça da Liga (25 Setembro)Beira Mar - FCA (19h00)
6.ª jornada (28 Setembro)Académica - FCA (16h00)
7.ª jornada (6 Outubro)FCA - FC Porto
3.ª Elim. Taça de Portugal (20 Outubro)
8.ª jornada (27 Outubro)
Olhanense - FCA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário