
A comunidade portuguesa e luso-brasileira de Belém do Pará comemoram hoje quinta-feira o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.A data será assinalada com um jantar e encontro cultural no Hotel Sagres, por iniciativa do Vice-Consulado de Portugal no Pará, em parceria com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.
O programa comemorativo inclui uma palestra pela jornalista, escritora e historiadora brasileira Angela Dutra Menezes, autora do livro “O português que nos pariu”, em que relata os fortes vínculos históricos que unem Portugal e o Brasil - informou o vice-cônsul de Portugal no Pará, Joaquim do Rosário.O evento contará também com um recital de guitarra clássica pelo músico português Victor Castro, radicado em são Luís do Maranhão, sob o tema “Aguarelas”.

O estabelecimento do primitivo núcleo do município de Belém do Pará teve lugar no contexto da conquista da foz do rio Amazonas, sob comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de Janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio. A povoação que se formou em seu redor foi inicialmente denominada Feliz Lusitânia, nome que mudou depois para Santa Maria do Grão Pará e Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à actual denominação de Belém. Belém foi a primeira capital da Amazónia.
Com certeza será uma digna homenagem, como todos os anos em Belém do Pará, Brasil.
ResponderExcluir