segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SEGUNDA LIGA

FC Arouca 2-1 Oliveirense

4.ª jornada - 26 de Agosto 2012
Jogo no Estádio Municipal de Arouca.
Árbitro - Jorge Ferreira, auxiliado por Tomás Santos e Pedro Fernandes (AF Braga).

FC Arouca - Serginho; Luís Dias (Miguel Ângelo,45'), Miguel Oliveira, Mika e João Vicente; Bijou, Idris e Kovacevi; Luís Pinto(Gabi,72'), Amessan e Joeano (Clemente, 72').
Suplentes não utilizados: Ricardo, Laurindo, Rui Gomes e André Claro.
Treinador: Vitor Oliveira

Oliveirense - João Pinho; Bruno Sousa (Carlitos, 66'), Laranjeira, Diego e Xico Silva; Diogo (Capela, 59'), Rui Lima e Zé Pedro; Helder Silva (Ivan Santos, 68'), Avto e Barry.
Treinador: João de Deus

Ao intervalo: 0-0
Marcador: 1-0 (Joeano, g.p. 63'); 2-0 (Amessan, 89'); 2-1 (Barry, 93').

Vitória da inteligência e do querer
FC Arouca jogou com dez desde os 31 minutos


Num jogo com uma segunda parte emocionante, o FC Arouca bateu a UD Oliveirense e assumiu provisoriamente o primeiro lugar da II Liga com 10 pontos (o Belenenses, com 9 pontos, defronta na Luz o SL Benfica B na segunda-feira à noite).
Está desfeita a série de empates que caracterizava o historial do confronto entre estas duas equipas nas duas épocas anteriores (0-0 e 3-3,em Arouca; 2-2 e 2-2 em Oliveira de Azeméis). À quinta foi de vez, com o FC Arouca a marcar dois golos e a ter as melhores oportunidades de golo, apesar de jogar cerca de uma hora com menos um jogador, devido à expulsão do centro campista Idris (31 minutos), numa tomada de decisão radical e desajustada de Jorge Ferreira.
Foi uma forte contrariedade que a equipa arouquense soube tornear com muita alma e sentido de oportunidade para dar os golpes fatais na formação oliveirense. A primeira parte decorreu equilibrada e sem grandes rasgos, ficando na retina a primeira oportunidade de golo do FC Arouca aos 14 minutos, num cabeceamento de Miguel Oliveira sobre a barra e no minuto seguinte um tiro de Avto de fora da área. Após a expulsão de Idris e até ao intervalo, foi ainda o FC Arouca a ter o melhor lance da primeira parte, protagonizado por uma excelente jogada individual de Luís Pinto que culminou num remate em arco ao poste da baliza à guarda de João Pinho.

Aguardava-se dificuldades para a formação de Arouca no decorrer do segundo tempo e Vitor Oliveira mexe na equipa, chamando ao jogo Miguel Ângelo e mudando para a direita Mika (outra grande exibição) em lugar do "amarelado" Luís Pinto, mas a formação de Oliveira de Azeméis não teve argumentos nem criatividade para mudar o modo de atacar, cabendo aqui a Vitor Oliveira um "banho de táctica" ao treinador dos oliveirenses, João de Deus, na leitura e abordagem dos segundos quarenta e cinco minutos. Não obstante a inferioridade numérica, o FC Arouca não só fez o primeiro golo numa grande penalidade apontada pelo goleador Joeano, como foi sempre mais inteligente na interpretação do jogo perante uma Oliveirense que, apesar das alterações do banco, apenas ganhou territorialmente, faltando-lhe a mudança de um esquema de jogo que vinha perpetuando a ineficácia já demonstrada. Só perto do final (aos 83 e 93 minutos) Barry deu alguma luz ao ataque forasteiro, primeiro num remate frontal que Serginho defendeu espectacularmente e, depois, na marcação do golo de honra, em golpe de cabeça, já no período de compensação. Muito antes (60 minutos) já Amessan poderia ter feito o dois a zero, mas o avançado, isolado, rematou à figura do guarda-redes João Pinho. Porém, à segunda não falhou, marcando o segundo golo após excelente desmarcação de Bijou, um dos melhores em campo. Uma vitória muito festejada, que premeia a boa exibição da formação de Arouca, que soube superar com êxito e muita alma as dificuldades surgidas no desenrolar do encontro. Arbitragem nem sempre acertada, levando ainda à expulsão do treinador Vitor Oliveira (78 minutos) por protestar um erro no assinalar de um fora de jogo inexistente a Clemente. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) - direitos reservados


SALA DE IMPRENSA >>>

Vitor Oliveira
(treinador do FC Arouca): "Foi uma vitória importantíssima pelos três pontos e pela circunstância em que aconteceu, com menos uma unidade. Depois da expulsão tivemos de nos reorganizar, num jogo difícil perante uma equipa experiente. Na segunda parte entramos mais motivados, tivemos mérito na vitória, construída com muito empenho pelos meus jogadores. São estas vitórias que reforçam o sentimento de grupo. Fui expulso porque exagerei nos protestos mas também houve erro clamoroso na marcação do fora-de-jogo a Clemente."

João de Deus (treinador da Oliveirense): "Fomos melhores, mas faltou-nos fazer mais golos e o Arouca marcou dois. Estou satisfeito pelo empenho e pela atitude dos meus jogadores."


VIDEO: http://www.dailymotion.com/video/xt2l7h_ii-liga-arouca-2-1-oliveirense-resumo_sport

4.ª jornada:
Marítimo B 2-0 V. Guimarães B
FC Arouca 2-1 Oliveirense
Atlético 1-3 Sporting B
Braga B 1-1 U. Madeira
Trofense 0-1 Leixões
Freamunde 1-3 Portimonense
Sp. Covilhã 0-1 Penafiel
Santa Clara 0-0 Tondela
Porto B 1-2 Desp. Aves
Feirense 0-0 Naval
Benfica B (27/08) Belenenses

5.ª jornada (02/09):
U. Madeira - Benfica B
Sporting B - Marítimo B
UD Oliveirense - Porto B
Sp. Covilhã - Atlético
Belenenses - Naval
Desp. Aves - Santa Clara
Portimonense - Feirense
V. Guimarães B - FC Arouca (16h00 - Póvoa de Varzim)
Tondela - Braga B
Leixões - Freamunde
Penafiel - Trofense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário