domingo, 29 de julho de 2012

Taça da Liga: Covilhã 4-2 FC Arouca

TAÇA DA LIGA / GRUPO B

1.ª jornada - 28 de Julho 2012
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Árbitro - Rui Silva, auxiliado por José Lima e Álvaro Mesquita (AF Vila Real).

Sporting da Covilhã - Jorge Batista; Dani Matos, Samuel, Gaspar, Pimenta (Paulico, 87'), Gilberto, Edgar, Milton, Tarcísio, Fabrício (Ricardo Rocha, 84'), João Rodrigues (Moreira, 70').
Treinador: Filipe Moreira

FC Arouca - Serginho; Luís Dias, Miguel Ângelo, Mika, João Vincente, Idris, Gabi (Clemente, 45'), Laurindo (Bijou, 60'), André Claro (Rui Gomes, 64'), Amessan e Joeano.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Miguel Oliveira, Dani e Hugo Monteiro.
Treinador: Vitor Oliveira

Ao intervalo: 2-0
Marcador: 1-0 (Samuel, 7'); 2-0 (Fabrício, 18'); 2-1 (Joeano, g.p. 57'); 2-2 (Amessan, 63'); 3-2 (Fabrício, g.p. 73'); 4-2 (Fabrício, 78').

Chegar ao empate e voltar a entregar-se
FC Arouca ainda tem apuramento em aberto

O FC Arouca iniciou a Taça da Liga com uma derrota na Covilhã. Com dois jogos em casa por realizar (quarta-feira/Atlético e domingo/Naval), a equipa arouquense ainda pode garantir o apuramento para a segunda fase.
O FC Arouca entrou mal no encontro e aos dezoito minutos já perdia por duas bolas a zero. O primeiro golo pela cabeça de Samuel, apontado na sequência de um pontapé-de-canto, aliás lances frequentemente perigosos e bem estudados pela equipa da casa. O segundo numa desmarcação de Dani para Fabrício escapar por entre os centrais arouquenses. Com três homens na defesa e um meio-campo mais povoado pelo constante adiantamento dos "falsos" laterais Pimenta (crucial nos desequilíbrios pela ala esquerda) e Dani Matos, a formação de Filipe Moreira foi ganhando ascendente, conseguindo ter sempre jogadores livres de marcação e linhas de passe que o onze arouquense teve grande dificuldade em neutralizar. Foram vinte minutos de clara supremacia serrana, restando ao FC Arouca a tentativa de reacção após esse período, criando perigo (23') num livre em arco de Amessan, que Jorge Batista desviou para canto, e a melhor oportunidade de Joeano, que cabeceou ao lado (26') o esférico centrado por João Vicente.
Esperava-se que o FC Arouca desse continuidade ao ligeiro crescimento que vinha evidenciando desde os minutos finais da primeira parte, mas foi o Covilhã a entrar novamente melhor no jogo. Entretanto, as entradas de Clemente, Bijou e Rui Gomes reforçaram as "baterias" da equipa arouquense e a recuperação levou até ao empate. Primeiro por Joeano, na marcação de uma grande penalidade a punir falta de Milton sobre Clemente. Depois numa grande desmarcação de Bijou para a velocidade de Amessan fazer o golo muito festejado pelos adeptos arouquenses. Estava feito o mais difícil. Faltava cerca de meia hora de jogo, a partida reconhecia novo equilíbrio mas mais algumas falhas comprometeram o resultado. Dois lances parecidos, resultantes de erros de passe, primeiro de Amessan e depois de Joeano, ainda no meio-campo dos locais, originaram duas jogadas de contra-ataque, às quais a retaguarda arouquense também tardou em reagir e o reforço Fabrício festejou mais dois golos para a formação da Covilhã. Um desfecho algo pesado, num jogo em que o FC Arouca, ainda em fase de consolidação, não esteve tão mal quanto o resultado pode parecer, mas pecou pela clara perda inicial do meio-campo e pela baixa intensidade de marcação ao adversário. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos - direitos reservados) 2012-07-29

GRUPO B - RESULTADOS
1.ª jornada 28/29 Julho:
Covilhã 4-2 FC Arouca
Naval - Atlético

2.ª jornada - 1 Agosto/4.ª feira:
FC Arouca - Atlético (17h00)
Naval - Covilhã

3.ª jornada - 5 Agosto/domingo:
FC Arouca - Naval
Atlético - Covilhã

TAÇA DA LIGA - 1ª fase (as equipas "B" não podem participar)
GRUPO A: Belenenses, Oliveirense, U. Madeira e Freamunde.
GRUPO B: Naval, Atlético, FC AROUCA e Covilhã.
GRUPO C: Feirense, Penafiel, Leixões e Portimonense.
Grupo D: Desp. Aves, Trofense, Santa Clara e Tondela.
Nota: Passam à 2ª fase os dois primeiros classificados de cada grupo, num total de oito equipas. A 2ª fase será a eliminar, em duas mãos, opondo os oito apurados da II Liga a oito clubes da I Liga (Gil Vicente, P. Ferreira, Setúbal, Beira Mar, Académica, Rio Ave, Estoril e Moreirense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário