FC Arouca 1-0 Penafiel
Um auto-golo de Elísio aos 29 minutos de jogo, na sequência de um cruzamento de Paulinho, deu ao FCA a primeira vitória na Taça da Liga, e abre boas perspectivas de apuramento para a segunda fase da competição
2.ª jornada (grupo B) - 15 de Agosto 2010
Jogo no Estádio Municipal de Arouca.
Árbitro - Hugo Pacheco, auxiliado por Vítor Carvalhas e José Gomes (AF Porto).
FC Arouca - Pedro Soares; Steven, William, Filipe Babo e Paulinho; Diogo, Nené e André Soares (Kiko,75'); Hugo Monteiro (Edu Sousa, 62'), Bruninho (Hugo Cruz, 79') e Jorge Leitão.
Suplentes não utilizados: Marco, Fernando, Hélder Silva e Hernâni.
Treinador: Henrique Nunes
Penafiel - Márcio Ramos; Dias, Sandro, Ginho e Elísio; Hugo Soares (Ferreira, 62'), Jardel e Bruno Madeira; Kanu (Corones, 62'), Michel e Wesllem (Manoel, 45').
Treinador: Lázaro Oliveira
Ao intervalo: 1-0
Marcador: 1-0 (auto-golo de Elísio, 29').
FCA em Belém para atacar a passagem à 2.ª fase da Taça da Liga
Jogo emotivo favorável ao FC Arouca
Com o Belenenses já arredado da corrida, FC Arouca, Freamunde e Penafiel vão disputar os dois primeiros lugares do grupo que passarão à 2.ª fase da Taça da Liga, na terceira e última jornada que terá lugar no próximo domingo.
Era neste cenário competitivo que FC Arouca e Penafiel se encontravam pela terceira vez em jogos oficiais. Das duas vezes anteriores (2008/2009) levaram a melhor os penafidelenses; desta vez foi o FC Arouca a vencer, pela margem mínima mas globalmente de forma justa, pese a forte reacção do Penafiel na segunda parte.
Henrique Nunes escalou para o jogo o mesmo onze de Freamunde e a consistência da equipa foi a nota dominante durante grande parte do encontro. Jogo que decorreu equilibrado e sem grandes oportunidades de golo até perto da meia-hora. Durante esse período, a organização defensiva de ambas as equipas sobrepôs-se às iniciativas atacantes, até que de um lance de bola parada nasce o primeiro e único golo. Aos 29 minutos, livre de Paulinho para o interior da pequena-área e Elísio no esforço de afastar a bola desviou-a para a sua baliza. Nas suas costas encontrava-se Diogo, mas o atleta arouquense não chegou a tocar no esférico, pelo que a vitória iniciou-se num auto-golo de Penafiel. A partir daí o FC Arouca cresceu e de uma excelente abertura de André Soares para Hugo Monteiro saiu o cruzamento para a cabeça de Jorge Leitão, momento em que o segundo golo esteve à vista. Terminava o FC Arouca a primeira parte com sinal mais, perante um Penafiel incapaz de dar conta do recado.
Insatisfeito, Lázaro Oliveira esgota as substituições logo no primeiro quarto de hora da segunda parte e o Penafiel cresceu a olhos vistos, acabando por dar muito trabalho à defesa arouquense, onde Filipe Babo (grande exibição) e companhia tiveram de estar muito concentrados, não obstando, contudo, a que o Penafiel tivesse criado três lances perigosos, em que podia ter marcado (aos 68, 75 e 78'), em lances perdidos por Coronas, Manoel e Jardel. Entrava-se numa fase emotiva até final, com o Penafiel a desesperar-se pelo empate e o FC Arouca a jogar no contra-ataque, que podia ter dado mais três golos nos instantes finais (85', 89' e 92'). Jorge Leitão (grande jogo) levou todo o mundo e rematou ao poste. Pouco depois Edu Sousa, isolado permite a defesa a Márcio. Na tempo de compensação, novamente Jorge Leitão a segurar a bola no peito (cruzamento de Hugo Cruz) e a rematar à meia-volta rente ao poste. Terminava de forma animada uma partida muito activa na segunda parte, valendo à equipa arouquense a boa organização face à boa reacção dos penafidelenses. Arbitragem com algumas falhas, a mais grave ao não expulsar o guardião do Penafiel, Márcio Ramos, quando, aos 84', defendeu, com as mãos, fora da área, uma bola que levava o selo de golo.
Texto: Manuel Matos de Sousa
Fotos: Victor Travassos
SALA DE IMPRENSA
Henrique Nunes (treinador do FC Arouca): "Foi um jogo emotivo, com bons momentos de futebol. O FC Arouca foi mais equipa e quem esteve mais perto de ganhar. Por isso, vencemos bem. Apesar da reacção do Penafiel na segunda parte, também podíamos ter ampliado o resultado em contra-ataque. A equipa começou tarde a preparação da época e com o tempo vamos adquirir a preparação que permitirá melhorar o ritmo em ambas as partes do jogo."
Lázaro Oliveira (treinador do Penafiel): "O FC Arouca manietou o nosso futebol e venceu com justiça. Na segunda parte atacamos muito, criamos algumas oportunidades, mas o Arouca também podia ter marcado em alguns contra-ataques."
2.ª jornada:
FC Arouca 1-0 Penafiel
Freamunde 5-1 Belenenses
3.ª e última jornada - 22 de Agosto - domingo (16h00):
Belenenses - FC Arouca
Penafiel - Freamunde
Classificação (grupo B):
1.º FREAMUNDE - 4 PONTOS
2.º FC AROUCA - 4 PONTOS
3.º PENAFIEL - 3 PONTOS
4.º BELENENSES - 0 PONTOS
(Passam à 2.ª fase os dois primeiros do grupo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário