O FC Arouca entrou com o pé direito na Taça da Liga e conseguiu, no domingo, no Estádio do Restelo, o ponto que lhe garantiu o apuramento para a segunda fase desta competição.
3.ª jornada - 22 de Agosto 2010
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Árbitro - Manuel Mota, auxiliado por Alfredo Braga e Bruno Trindade (AF Braga)
Belenenses - Semmeler; Barge, Devic, Fábio Marques e André Pires; Celestino, André Almeida (Miguel Rosa, 45') e Pelé (André Martins, 69'); Tiago Almeida (Luís Carlos, 45'), Fredy e Abel Camará.
Treinador- Rui Gregório
FC Arouca - Marco; Hernâni, William (Fernando, 89'), Filipe Babo e Paulinho; Diogo, Hugo Cruz e Nené; Bruninho (Kiko, 78'), Edu Souza (Hugo Monteiro, 73') e Jorge Leitão.
Suplentes não utilizados: Pedro Soares, Steven, André Soares e Hélder Silva.
Treinador - Henrique Nunes
Ao intervalo: 0-1
Marcador: 0-1 (Diogo, 9'); 1-1 (Celestino, 70').
Empate histórico em Belém dá apuramento ao FC Arouca
O FC Arouca entrou com o pé direito na Taça da Liga e conseguiu, no domingo, no Estádio do Restelo, o ponto que lhe garantiu o apuramento para a segunda fase desta competição. A falange de adeptos fez a festa do feito inédito do clube de Santa Mafalda.
Foi um empate histórico, sustentado com dificuldade na parte final da partida, depois de um primeiro tempo em que a equipa arouquense não só controlou o jogo como foi em vantagem para o intervalo.
Henrique Nunes procedeu a quatro alterações relativamente ao onze habitual, dando oportunidade a Marco, Hernâni, Hugo Cruz e Edu Souza. E durante a primeira parte a formação do Arouca esteve dona do jogo, sempre muito organizada e marcando muito cedo, em golo apontado por Diogo aos 9 minutos. Muito jovem (9 dos 14 jogadores utilizados por Rui Gregório têm 19/20 anos), a equipa do Belenenses esforçava-se por mostrar trabalho perante os seus adeptos mas faltavam argumentos capazes de superar a maior experiência e a boa organização do Arouca. Arouca que até podia até ampliado o resultado aos 15 e aos 39 minutos, em dois remates de Jorge Leitão. O primeiro acabou desviado para canto e o segundo (a culminar boa jogada de Edu Souza) foi encontrar André Pires quase sobre a linha de golo. Estava por cima o FC Arouca e justificava-se a vantagem no intervalo de um jogo em que o guardião Marco teve pouco trabalho.
Descontente com o resultado, o técnico belenense revoluciona o meio-campo com as entradas dos jovens Miguel Rosa (21 anos, emprestado pelo SLB), André Martins (20 anos, emprestado pelo Sporting) e Luís Carlos (ex-Vitória de Setúbal). Jogando e fazendo jogar, o ex-benfiquista mexeu com a dinâmica do futebol da Cruz de Cristo e o FC Arouca, até aí muito seguro, começou a encolher-se no seu meio-campo e a não conseguir estender-se para o ataque. Animada pela nova corrente do jogo, a equipa de Belém ia ameaçando e obrigou Marco a duas defesas apertadas a remates de Miguel Rosa e de Fredy. Até que o "trinco" Celestino resolve disparar uma "bomba" a 35 metros da baliza, batendo o guardião Marco. Estava-se no minuto 70 e era agora o Belenenses a acreditar, depois do FC Arouca, aos 62 minutos, ter desperdiçado a chance de matar o jogo numa excelente jogada protagonizada por Nené, com tabela de Bruninho, mas frente ao guardião, Nené rematou à figura. Foi a única oportunidade dos arouquenses na segunda parte, que terminou com o Belenenses a carregar e a criar perigo na busca do empate, perante um FC Arouca que teve de suar para evitar o derrube da sua cidadela e a eventual perda do apuramento. Pese a fraca segunda parte do FC Arouca, a equipa segue com mérito para a segunda fase, sem qualquer derrota, sendo que dois dos três jogos foram realizados na condição de visitante. Arbitragem sem problemas de maior. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) 2010-08-24 - (texto e imagens com direitos reservados)
TAÇA DA LIGA (grupo B):
3.ª e última jornada:
Belenenses 1-1 FC Arouca
Penafiel 1-0 Freamunde
CLASSIFICAÇÃO:
1.º Penafiel - 6 pontos
2.º FC Arouca - 5 pontos
3.º Freamunde - 4 pontos
4.º Belenenses - 1 ponto
EQUIPAS APURADAS (OS DOIS PRIMEIROS DE CADA GRUPO) PARA A 2.ª FASE DA TAÇA DA LIGA:
FÁTIMA e GIL VICENTE; PENAFIEL e FC AROUCA; OLIVEIRENSE e ESTORIL; LEIXÕES e DESP. AVES.
2.ª FASE:
ESTAS 8 EQUIPAS VÃO JOGAR UMA ELIMINATÓRIA, A DUAS MÃOS, COM AS SEGUINTES EQUIPAS DA LIGA ZON/SAGRES: BEIRA-MAR, PORTIMONENSE, OLHANENSE, V. SETÚBAL, ACADÉMICA, UNIÃO DE LEIRIA, RIO AVE E PAÇOS DE FERREIRA. (A primeira mão realiza-se em casa das equipas da II Liga // Sorteio da eliminatória em data a designar pela LPFP).
FC AROUCA VAI AO SANTA CLARA NO ARRANQUE DA LIGA ORANGINA
LIGA DE HONRA
1.ª jornada (Domingo - 29 de Agosto - 17h00)
Varzim - Penafiel
Santa Clara - FC Arouca
Feirense - Freamunde
Sp. Covilhã - Leixões
Gil Vicente - Trofense
Moreirense - Estoril
Oliveirense - Fátima
Belenenses - Desp. Aves
Nenhum comentário:
Postar um comentário