terça-feira, 7 de maio de 2013

Clemente: «Nunca me deram uma oportunidade no escalão principal»

Exclusivo F365 por Bruno Tomé, a 06-05-2013 18:05:05

Aos 29 anos, o avançado do Arouca nunca experimentou a primeira divisão portuguesa. Nascido na cidade insular de Ponta Delgada, Clemente começou no local Operário, chegou ao continente para jogar no Louletano, passou pelo Gondomar e viveu um dos períodos mais felizes da sua carreira no GD Chaves, onde defrontou o FC Porto na final da Taça de Portugal (2009-10). Do Oliveirense para o Arouca foi um salto e, ironia do destino, a Liga Zon Sagres nunca esteve tão próxima.
Em entrevista exclusiva com o Futebol 365, Clemente decidiu comentar uma época que está a ser muito positiva. Embora habitual suplente do goleador Joeano (22 tentos), o avançado português segue com três tentos oficiais na Segunda Liga e terminou a Taça de Portugal com quatro. A equipa, liderada por Vítor Oliveira, segue em segundo lugar, lutando com o Leixões pela segunda vaga na promoção, depois do Belenenses ter garantido o seu lugar entre a elite de forma precoce.  
P: Possui uma carreira longa em clubes de divisões secundárias. É desta que experimentará a Liga Zon Sagres com o Arouca?

R: Esta época está a correr bem para o grupo de trabalho. Espero que depois de uma longa caminhada, consigamos o objetivo de subir à Liga Zon Sagres e alcancemos finalmente o sonho de jogar na 1.ª Liga.

P: Quando olho para a sua carreira lembro-me de Bock, avançado do Freamunde. Porque não deu o 'salto' ainda para o primeiro escalão, tal como aconteceu com o seu homólogo?

R: Tenho mais de cem golos marcados e, até ao momento, realizado boas épocas na segunda divisão, mas nunca me deram oportunidade de jogar no escalão principal. Continuo a trabalhar para um dia lá chegar.

P: Em 2009-10, o Arouca estava na II Divisão B e agora encontra-se prestes a subir à Liga Zon Sagres. O que motivou o crescimento de um clube tão pequeno em tão pouco tempo?

R: A motivação para chegar ao topo é movida pelo grande sonho do presidente, Carlos Pinho, que tudo tem feito para dar as condições necessárias e transformar o Futebol Clube de Arouca num clube digno de 1ª Divisão. Sinto que nunca nos faltou nada e que, no final, vamos concretizar esse sonho.

P: Tem sido treinado pelo experiente Vítor Oliveira. É a pessoa certa para seguir com o Arouca em caso de subida? Que outros treinadores gostaria de destacar ao longo da sua carreira?

R: É um treinador experiente e tem muito mérito na construção do grande plantel do FC Arouca. O seu currículo fala por si. Tem sido uma experiência positiva trabalhar com ele. Não posso deixar de lembrar o mister Filipe Moreira, que foi o primeiro a apostar em mim, o Jorge Portela que me trouxe para o continente, o mister Leonardo Jardim que me ajudou a chegar à Segunda Liga no GD Chaves, o mister Tulipa com quem fui à final da Taça de Portugal e o mister Pedro Miguel, que consolidou o meu estatuto na Segunda Liga, com dois anos fantásticos na UD Oliveirense.

P: O Arouca segue com dois pontos de vantagem para o Leixões com três jornadas por disputar. Ainda falta muito para se cantar vitória?

R: Sim, agora cada jogo é uma final para nós. Só dependemos de nós e estamos concentrados nos nossos jogos para fazer o máximo de pontos possível e conseguir o nosso grande objetivo. Sabemos que vai ser uma luta renhida até ao final.


«Não há muita diferença entre a equipa do Arouca e do Belenenses»


P: Passou pelo GD Chaves, equipa que subiu à Segunda Liga. Que recordações guardou dos transmontanos?


R: O GD Chaves é um clube que vai ficar para sempre marcado na minha carreira, onde consegui grandes feitos, entre eles, a final da Taça de Portugal. É um emblema único pela sua grande massa associativa. Mais do que na Segunda Liga, merece estar na Primeira Liga. Agradeço todo o carinho que as gentes de Trás-os-Montes deram, a mim e à minha família.

P: Quais os seus planos profissionais: a curto, médio e longo prazo?

R: Sou uma pessoa que penso de ano em ano. Neste momento, estou concentrado no FC Arouca e em terminar a época em grande. Depois logo se verá. Acredito que ainda tenho muitos anos de carreira pela frente. Gostava de ainda ter uma experiência no estrangeiro.

P: Com que impressão ficou do Belenenses, campeão antecipado? É mesmo equipa de primeira?

R: Acho que não há muita diferença entre a equipa do Arouca e do Belenenses. Eles conseguiram uma dinâmica de vitórias muito forte e deixaram uma margem de pontos para poderem gerir melhor o campeonato e não jogar com tanta pressão no final. Penso que possuem uma equipa ao nível da Liga Zon Sagres. Contam com bons executantes e um bom treinador.
 
http://futebol365.com/noticias/artigo.asp?ID=84405&cat=Nacional#.UYhIMEo4_7Z 

Nenhum comentário:

Postar um comentário