domingo, 19 de maio de 2013

Tondela 4-2 FC Arouca

42.ª jornada - 18 de Maio 2013
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Árbitro - João Capela, auxiliado por Pedro Garcia e Tiago Rocha (AF Lisboa).

Tondela - Armando; Tomé, Pica, Tiago Barros e Pedrosa; Erikson (Fábio Lopes, 76); Luís Aurélio (Benvindo, 81') e Boubacar; Jó, Fonseca (Vasil, 72') e Piojo.
Treinador: Vitor Paneira

FC Arouca - Igor; Luís Dias, Miguel Ângelo, Zarabi e João Vicente; Idris, Gabi e Rui Gomes (Laurindo, 70'); Hemiliano (Hugo Monteiro, 70'), Roberto (Luís Pinto, 45') e Clemente.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Dani, Mika e André Claro.
Treinador: Vitor Oliveira.

Ao intervalo: 0-2
Marcador: 0-1 (Roberto, 14'); 0-2 (Gabi, g.p. 34'); 1-2 (Piojo, g.p. 47'); 2-2 (Piojo, g.p., 79'); 3-2 (Pedrosa, 86'); 4-2 (Benvindo, 91').

Na despedida, FCA deixou escapar avanço de dois golos
João Capela em mais uma arbitragem polémica


No rescaldo dos grandes festejos da subida de divisão, o jogo da última jornada podia ter sido uma despedida vitoriosa da II Liga, mas o Tondela deu a volta ao resultado depois de o FCA ter chegado ao intervalo a vencer por 2-0. Fazendo rodar diversos atletas menos utilizados ao longo da época, o FCA fez uma primeira parte agradável. Rui Gomes, logo aos 7 minutos, podia ter marcado mas demorou e esfumou-se o espaço para rematar. O FCA estava melhor no jogo, Hemiliano era rápido nas alas e Roberto apareceu ao segundo poste para efectuar um chapéu ao guardião Armando. Um golo que perturbou ainda mais a formação da casa, que entrou muito mal a defender e pouco assertiva na frente de ataque. O 2-0 consumou-se aos 34 minutos, numa grande penalidade apontada por Gabi, após empurrão de Jó sobre o mesmo Gabi quando este se aprontava para emendar o esférico para a baliza. Lance que custou a expulsão de Jó e o Tondela ficou reduzido a dez para o resto do tempo.
Na segunda parte, o FCA não foi tão cumpridor nem concentrado, e um penálti (de Idris sobre Boubacar) convertido por Piojo relançou a discussão do resultado. Transfigurada para melhor, a equipa de Vitor Paneira, mesmo em inferioridade numérica, cresceu muito no jogo. Mesmo assim foram do FCA duas grandes oportunidades para matar o jogo, mas Luís Pinto (60') e Hugo Monteiro (73') desperdiçaram. E foi com outro penálti (novamente de Idris, agora sobre Piojo, e consequente expulsão com segundo amarelo), convertido por Piojo, que o Tondela igualou a partida a dois golos. Faltavam onze minutos para o final, o bastante para os visitados fazerem mais dois golos por intermédio de Pedrosa e Benvindo. Um FCA melhor na primeira parte e um Tondela melhor na segunda, num jogo em que o árbitro João Capela mais uma vez esteve em foco ao assinalar três penáltis polémicos, sendo que os dois para a equipa da casa pareceram pura invenção. Foi o fecho da II Liga 2012/2013, naquele que foi também o jogo de despedida de Vitor Oliveira do cargo de treinador do FCA.

                                                             SALA DE IMPRENSA 

Vitor Paneira (treinador do Tondela): "Não comento a arbitragem, pois não tenho uma visão formada sobre os lances de grande penalidade. Na primeira parte, a expulsão condicionou-nos e sofremos dois golos. Na segunda parte, a equipa minha equipa foi mais ambiciosa e agressiva e estivemos por cima no jogo. Esta época foi uma experiência nova para o Tondela, foi muito longa, houve muito desgaste físico, mas acho que fizemos uma boa época."

Vitor Oliveira (treinador do FC Arouca): "O jogo nada teve a ver com o resultado, que foi falseado pela equipa arbitragem. Os dois penáltis do Tondela não existiram e um dos golos foi obtido em fora-de-jogo, além de que houve uma enormidade de cartões que não se justifica. Na primeira parte o FCA foi melhor, na segunda parte o Tondela foi superior. Não foi um jogo que eu e o FCA desejássemos para despedida."

42.ª e última jornada:
Guimarães B 1-0 Oliveirense
Penafiel 2-1 Sporting B
Leixões 0-1 Covilhã
Portimonense 2-1 Atlético
Aves 0-2 Marítimo B
Tondela 4-2 FC Arouca
U. Madeira 5-3 Trofense
Belenenses 2-1 Freamunde
Naval 0-0 Porto B
Benfica B 2-2 Santa Clara
Feirense 3-0 Braga B
                                                         FIM DO CAMPEONATO

Ascenderam à I Liga: Belenenses e FC Arouca
Desceram à II divisão: Covilhã, Guimarães B e Freamunde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário