segunda-feira, 13 de maio de 2013

FC Arouca subiu à Primeira Liga

FC AROUCA 3-0 U. MADEIRA
41.ª jornada - 12 de Maio 2013
Jogo no Estádio Municipal de Arouca.
Árbitro - Paulo Baptista, auxiliado por Valter Rufo e José Braga (AF Portalegre).

FC Arouca - Serginho; Dani, Miguel Oliveira, Zarabi e Stephane; Soares (Laurindo, 65'), Idris e Gabi; André Claro (Hugo Monteiro, 58'), Roberto (Bijou, 80') e Joeano.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Miguel Ângelo, Luís Pinto e Clemente.
Treinador: Vitor Oliveira

U. Madeira - Marcelo; Hugo Gomes, Lucas, Kiko e Carlos Manuel; Avalos, Bruno (Ruben Andrade, 45') e Tiago Costa; Silva, Miguel Fidalgo (Chixaro, 65') e Steve (Radovanovic, 65')
Treinador: Pedrag Jokanovic

Ao intervalo: 3-0
Marcador: 1-0 (Joeano, 18'); 2-0 (André Claro, 26'); 3-0 (Soares, 41').



Três golos para a eternidade
Penúltima jornada, muito sol e fantástico ambiente azul e amarelo em mais uma enchente no Estádio Municipal de Arouca. Com o coração dos arouquenses ainda aos pulos - não fosse o diabo tecê-las num campeonato fértil em surpresas - a festa estava, contudo, preparada. Faltava o resultado que fizesse história em Arouca. Um empate bastava, mas o FCA foi muito mais além e apontou três golos para a eternidade. Os minutos 18, 26 e 41 bem poderiam ser os números da primeira parte de um sorteio da felicidade. Não que a roleta tivesse saído à equipa arouquense, mas porque a sorte também dá muito trabalho e o FCA foi competente na abordagem de um jogo decisivo para afastar definitivamente do caminho a concorrência do Leixões. A ansiedade inicial fez-se sentir no onze arouquense nos primeiros dez minutos, período em que os madeirenses, de futebol tecnicista e de gosto pela circulação de bola, estiveram diversas vezes perto da baliza de Serginho, cabendo até a Miguel Fidalgo, aos 10 minutos, a primeira mas também única oportunidade de golo. Porém, a fé era muita, no estádio e em Terras de Santa Mafalda. O FCA foi-se tranquilizando e mais crente ficou quando fez o que era necessário, marcar primeiro que o adversário. Corria o minuto 18, André Claro abriu na esquerda para Joeano, que colhe o esférico perto da bandeirola de canto, passa por Carlos Manuel e desfere um remate em arco a que o brasileiro Marcelo Valverde não chegou. Golaço do rei dos marcadores que pôs em delírio as hostes arouquenses. O FCA estava na frente, os pupilos de Jokanovic quiseram rectificar mas o efeito foi a abertura de brechas na defesa. Aproveitou bem o onze arouquense para oito minutos depois ficar ainda mais perto da I divisão nacional. Um alívio de cabeça e a saída de Marcelo da baliza espevitaram a visão inteligente de Claro e dele saiu uma chapelada perfeita para o fundo das redes. Festa e mais festa nas bancadas que atingiu o limite do entusiasmo e do sossego quando Soares rematou seco para o terceiro golo. Joeano primeiro e Claro depois não desistiram de ganhar a bola e fazê-la chegar a Gabi, que serviu Soares para o seu primeiro golo no campeonato e praticamente carimbar o passaporte para a I Liga. Com três de vantagem na ida para os balneários, a segunda parte foi de controlo dos acontecimentos. O União mexia a bola mas o peso do resultado e a energia positiva que reinava no estádio arouquense foi dose demais para outras ambições. O FCA estava senhor do jogo, tinha o sonho agarrado à alma e foi só esperar pelo apito final para que a invasão pacífica do relvado se consumasse num inesquecível abraço festivo que envolveu adeptos, jogadores, dirigentes e treinadores. O FC Arouca estava mesmo na I Liga. Merecidamente, num jogo histórico e com boa arbitragem. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos) - direitos reservados
SALA DE IMPRENSA >>>
Vitor Oliveira (treinador do FC Arouca): "Entramos algo nervosos nos primeiros dez minutos, o que é perfeitamente natural. Fizemos um jogo seguro e o que pretendíamos, que era marcar primeiro que o adversário. Na segunda parte a qualidade baixou, quase não houve oportunidades. Ganhamos merecidamente."

Pedrag Jokanovic (treinador do U. Madeira): "Não estou satisfeito com os meus jogadores. A primeira parte foi muito má."

41.ª jornada:
Porto B 1-1 Braga B
Guimarães B - Penafiel
Oliveirense 0-2 Leixões
Sporting B 2-1 Portimonense
Atlético 0-2 Aves
Marítimo B 4-1 Tondela
Trofense 1-2 Belenenses
FC Arouca 3-0 U. Madeira
Covilhã 0-0 Naval
Freamunde 0-0 Benfica B
Santa Clara 0-1 Feirense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário