LIGA ORANGINA
FC Arouca 1-0 Leixões
Triunfo conseguido com certa dose de felicidade nos últimos segundos do jogo, mas a espelhar a conhecida eficácia dos arouquenses na hora do assalto aos três pontos
14.ª jornada - 16 Janeiro 2011
Jogo no Estádio Municipal de Arouca.
Árbitro - Hugo Miguel, auxiliado por Ricardo Santos e Hernâni Fernandes (AF Lisboa)
FC Arouca - Rui Nereu; Steven, William, Kiko e Hernâni (Paulinho, 25'); Diogo, Babanco (Hugo Cruz, 75') e Jorge Leitão; Hélder Silva, Edu Souza e Jéremie (Nené, 55')
Suplentes não utilizados: Marco, Filipe Babo, André Soares e Bruninho.
Treinador: Henrique Nunes
Leixões - Fonseca; Areias, Danilo e Laranjeiro; Tininho, Oliveira, Caué e Fábio Espinho (Ruben, 62'); Tiago Cintra (Félix, 67') Rui Pedro e Jean Sony.
Treinador: Augusto Inácio
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 1-0 (Jorge Leitão, 93').
FC Arouca continua no topo, a um ponto dos líderes
Quando a felicidade se conquista com golos
O FC Arouca voltou abater o Leixões. Depois do jogo da pré-época (1-0) o resultado repetiu-se, novamente favorável à equipa comandada por Henrique Nunes. Triunfo conseguido com certa dose de felicidade nos últimos segundos do jogo, mas a espelhar a conhecida eficácia dos arouquenses na hora do assalto aos três pontos, tanto mais que até agora apenas uma vez o Arouca não marcou - foi em Belém. Hugo Cruz e Helder Silva (um dos melhores em campo) voltaram a ser determinantes no momento de desvelar o caminho para o golo, tal como já acontecera no terreno do Trofense. Augusto Inácio tinha a lição estudada para atacar desde cedo a baliza de Nereu. E entrou forte, com três defesas e dois laterais muito subidos, no apoio ao ataque. O estilo foi dando resultado, sendo Tininho um dos difíceis de segurar na ala esquerda, obrigando Steven a bastante trabalho. Do lado arouquense, Henrique Nunes voltou ao xadrez habitual, com William e Jeremie em campo. Os primeiros vinte minutos foram acelerados e com algumas boas jogadas de ambas as partes, sendo que a primeira grande oportunidade foi para o FCA, mas Kiko não deu o melhor seguimento ao esférico quando apareceu ao segundo poste. Entretanto, o FCA foi obrigado à substituição forçada de Hernâni (lesionado) por Paulinho.
Era a fase em que os pupilos de Augusto Inácio começavam a apoderar-se do jogo, fazendo melhor circulação de bola e maior pressão sobre o adversário. Até ao intervalo, a formação arouquense ia remediando a situação, mais pela capacidade do seu sector defensivo, do que pelo andamento da sua linha média, com muitas dificuldades em pegar no jogo.
Até que Henrique Nunes (aos 55') faz mudança decisiva, que veio alterar para melhor a resposta arouquense ao futebol mais elaborado dos homens do Mar e talvez salvar o jogo. Com Nené em campo, o meio-campo do FCA ganhou consistência que lhe faltara até então. Porém, a equipa leixonense continuava a fazer pela vida na busca dos três pontos e Tiago Cintra esteve quase a abrir o marcador, surgindo na cara de Rui Nereu, que desviou, evitando o pior.
Tentava também o Arouca reagir em direcção à baliza de Fonseca e conseguia-o com maior frequência do que no primeiro tempo, mas dos leixonenses continuavam a vir alguns lances perigosos, inclusive de três livres directos que não tiveram resultado. Contudo, com o passar dos minutos e o desgaste, até algumas pedras de Augusto Inácio foram perdendo fulgor, como Tininho, Oliveira e o substituído Fábio Espinho. Henrique Nunes promove nova substituição, como que repondo os dados que lançaram a vitória na Trofa. E eis que, ao minuto 93, Hugo Cruz consegue desmarcar Hélder Silva na esquerda, que endossa para a área, Edu Souza corre ao lance, não chega ao esférico e o "trabalhador" Jorge Leitão a virar-se na direcção do esférico e a dar-lhe a direcção da baliza. Foi a loucura nas hostes arouquenses e a frustração dos muitos matosinhenses que acompanharam a sua equipa até Arouca. Arbitragem positiva do trio da AF Lisboa. Manuel Matos de Sousa (fotos: Victor Travassos)
Henrique Nunes (treinador do FCA): "Não fizemos um bom jogo e hoje fomos felizes; tivemos a felicidade que nos faltou noutros jogos. A equipa não jogou bem mas acreditou sempre que podia ganhar o jogo. As equipas do campeonato são muito parecidas e o nosso objectivo continua a ser solidificarmos a nossa posição na II Liga."
Augusto Inácio (treinador do Leixões): "É uma derrota que nos deixa tristes pela forma como aconteceu. Trabalhamos muito e merecíamos ganhar o jogo. Tivemos algumas oportunidades mas não marcamos. O Arouca marcou, parabéns ao Arouca. Faltou-nos algumas soluções para o ataque."
14.ª jornada:
FC Arouca 1-0 Leixões
Santa Clara 1-1 Freamunde
Feirense 0-3 Desp. Aves
Sp. Covilhã 0-2 Trofense
Gil Vicente 2-1 Estoril Praia
Moreirense 2-1 Fátima
Oliveirense 2-0 Penafiel
Belenenses 4-2 Varzim
15.ª jornada (22/01 - sábado):
Varzim - Oliveirense
Penafiel - Moreirense
Fátima - Gil Vicente
Estoril Praia - Belenenses
Desp. Aves - Sp. Covilhã
Trofense - Santa Clara
Freamunde - FC Arouca
Leixões - Feirense
AVANÇADO-CENTRO CHEGA ESTA SEMANA
Henrique Nunes não quis adiantar o nome, mas deu como certa a chegada, na terça-feira, de um avançado-centro para reforçar o ataque da equipa arouquense
Nenhum comentário:
Postar um comentário