segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Institucional Eusébio é Portugal

O País e o Mundo curvam-se perante a memória do “King”. A dimensão de Eusébio está bem expressa nas homenagens que se multiplicam
A morte de Eusébio da Silva Ferreira, figura maior do desporto português, está a causar uma enorme onda de comoção que varre o País, mas também o Mundo, rendido à memória de um dos maiores futebolistas de todos os tempos.
Da política, ao desporto, passando pelas mais diversas áreas da sociedade, diferentes personalidades têm manifestado publicamente – através dos “media” ou das redes sociais” – o seu sentimento de perda perante o desaparecimento de Eusébio.
Do mais alto magistrado da nação chegou a constatação de que Portugal perdeu esta madrugada “um dos seus filhos mais queridos: Eusébio da Silva Ferreira”. Numa mensagem dirigida ao País, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou que a melhor maneira de homenagear Eusébio “é seguir o seu exemplo”, recordando a forma como o antigo futebolista trabalhou e lutou para alcançar tantas vitórias e caracterizando-o como “um desportista de exceção, dos melhores do mundo, que tantas glórias trouxe a Portugal”.
Também o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, fez questão de se associar a este momento de dor, lembrando Eusébio como “um génio do futebol”. “Foi um exemplo de humildade, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário. Eusébio foi para todos os adeptos do desporto, bem como para todos os Portugueses, um exemplo de profissionalismo, de determinação e de devoção às cores nacionais e do Sport Lisboa e Benfica”, prosseguiu, registando que o “King” soube “com o seu talento, a sua dedicação e o seu carisma representar todo o povo português na vontade de romper o isolamento e de se afirmar no mundo”.
Os antigos Presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio, sublinharam a relevância da figura de Eusébio na história de Portugal, que vai muito além dos limites dos relvados.
A surpresa e consternação pela perda de Eusébio foi, ainda, vincada por dois dos mais carismáticos jogadores da história da nossa Seleção. O capitão da Equipa das Quinas, Cristiano Ronaldo, prestou a sua homenagem através da sua página oficial no Facebook: “Sempre eterno Eusébio, descansa em paz”, enquanto Luís Figo, no Twitter, escreveu: “The King!!! Grande perda para todos nós! O mais grande!!”.
Os dois atletas encabeçam uma lista infindável de outros jogadores e treinadores, no ativo ou já retirados, portugueses e estrangeiros, para quem a morte de Eusébio tocou de forma particular, bem como muitos clubes (o Real Madrid revelou que usará fumos negros no seu próximo jogo na Liga Espanhola e, em Old Trafford, os adeptos do Manchester United prestaram-lhe uma arrepiante homenagem, perante uma bandeira portuguesa a meia haste) e federações internacionais, como a nossa congénere brasileira.
Basta, aliás, consultar as versões on-line dos mais importantes jornais internacionais para se perceber a dimensão que tomou a notícia da morte de Eusébio.
Os líderes dos organismos que regem o futebol mundial e europeu, Joseph Blatter e Michel Platini, não têm dúvidas em eleger o “pantera negra” como uma figura de excelência da modalidade. “O futebol perdeu uma lenda. Mas o lugar de Eusébio entre os grandes nunca lhe será tirado”, escreveu Blatter na sua conta da rede social twitter, acrescentando que “era um embaixador do futebol e da FIFA” e que “vai fazer muita falta”.
Já Platini revela que o futebol “perdeu um dos seus melhores jogadores de sempre”. “Em campo, Eusébio era uma verdadeira lenda, ao serviço de Portugal e do Benfica. Mas também fora dele, era um verdadeiro embaixador do futebol português a nível internacional. Era mais do que um futebolista. Homem bom e afável, Eusébio será recordado com carinho”, completou.
Relevantes foram, ainda, as declarações que muitos dos maiores jogadores do planeta de todos os tempos produziram sobre a morte de Eusébio. De Maradonna a Franz Bekenbauher. De David Beckham a Maldini. De Bobby Charlton a Alfredo Di Stefano. “Na minha opinião, Eusébio sempre será o melhor jogador de todos os tempos”, disse afetuosamente o maior símbolo do Real Madrid. Da capital espanhola chegou, também, uma declaração de José Mourinho: “Mais do que uma das grandes figuras do futebol português, Eusébio era Portugal. Uma pessoa importantíssima, um dos grandes símbolos de Portugal, tal como Amália. É imortal. Não podemos deixar perder o significado que Eusébio tem hoje para as gerações futuras”.
Já ou outro "rei", Edson Arantes do Nascimento, ou  melhor Pelé, lembrou a relação de amizade que os unia. "Lamento a morte de meu irmão Eusébio. Ficamos amigos na Copa de 66 na Inglaterra. Nosso último encontro foi no recente jogo entre Brasil e Portugal em Boston. Meus pêsames a seus familiares e que Deus o receba de braços abertos", escreveu no seu Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário