sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Benfica-Arouca (antevisão): para uma liderança mais longa


O Benfica recebe o Arouca nesta sexta-feira com o objetivo de prolongar uma liderança isolada que no fim de semana durou cerca de meia hora: entre o final do jogo em Vila do Conde e o primeiro golo do Sporting frente ao Paços de Ferreira.
Os encarnados atravessam o melhor período de resultados na Liga e recebem uma equipa que joga pela primeira vez no escalão principal na temporada que decorre. Para além disso, atravessa momento problemático. Houve reunião de emergência em Arouca depois de mais uma derrota no fim de semana passado.
Em teoria, este será dos jogos em que a vitória encarnada tem maior probabilidade, mesmo que haja o risco de se pensar em demasia na terça-feira europeia que aí vem. O cartão amarelo de Matic em Vila do Conde também diz muito de como o Benfica encara o jogo desta sexta-feira. Falta passar dos pensamentos ao atos, até porque sem o sérvio o futebol encarnado fica sempre a perder. Uma ajuda aos visitantes, que não vencem no campeonato desde 15 de setembro.
Para o Benfica, este é um daqueles jogos em que o ideal seria marcar cedo, resolver na primeira parte e gerir no segundo tempo, por causa do encontro da Liga dos Campeões, na terça-feira. Quanto ao Arouca, prevê-se que a ideia inicial é adiar o golo encarnado ao máximo. Depois, numa segunda fase de pensamento, tentar sair rápido em contra-ataque e ferir a águia. As probabilidades jogam todas a favor das águias, mas David também ganhou a Golias.

Momento:

BENFICA: Os encarnados somam cinco jogos consecutivos de campeonato a vencer. Começaram a série na Amoreira, com o Estoril, e somaram o último triunfo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Nem tudo foram boas notícias, como se sabe. As águias perderam Cardozo e Ruben Amorim pelo caminho. Rodrigo e Lima deram conta da ausência do paraguaio, mas há uma enorme dúvida de como se comporta a equipa sem Matic, um dos pilares. Para já, Fejsa deve ter a companhia de Enzo Pérez no meio e ainda há uma questão lateral, à esquerda, para tratar.

AROUCA: Ora, se o Benfica vem na melhor série, o Arouca atravessa o momento mais difícil da temporada. A derrota com o Marítimo foi o sétimo jogo sem vencer para o campeonato. E nessa série, apenas dois empates, frente a Académica e Paços de Ferreira. Em suma, fez dois pontos em 21 possíveis. As probabilidades não podiam ser piores na visita à Luz.

Ausências:

BENFICA: Cardozo, Ruben Amorim, Salvio, Siqueira, Sílvio, Cortez e Matic

AROUCA: Henrique e Miguel Oliveira

Discurso direto:

BENFICA: Com o treinador Jorge Jesus castigado, o Benfica não faz antevisão das partidas

AROUCA: «O plantel do Benfica é fortíssimo, é o mais valioso do futebol português, e temos noção de que é uma equipa forte em casa, vai ter maior tempo de posse de bola e vai colocar maior pressão no meio-campo defensivo do Arouca», disse o treinador Pedro Emanuel


Histórico de confrontos:

Época de estreia do Arouca na Liga, logo primeiro confronto com o Benfica no campeonato. Ainda assim, as águias já receberam os arouquenses uma vez. Aconteceu na Taça de Portugal 2010/11. o Benfica goleou por 5-1.

Equipas prováveis:

BENFICA





AROUCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário