quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Portugal fica no Pote 4

SELEÇÃO NACIONAL NÃO É CABEÇA DE SÉRIE
Definidas que estão 30 das 32 vagas para o Mundial’2014 – México e Uruguai surgem bem encaminhados para assegurar as duas que faltam confirmar –, parecem praticamente acertados os 4 potes do sorteio da competição, que decorrerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, no Brasil.
Assim, caso a FIFA não resolva fazer alterações de última hora (aquando do Mundial’2010, apenas dois dias antes do sorteio anunciou o alinhamento dos países finalistas), Portugal fará parte do Pote 4, que engloba oito das noves seleções europeias que não são cabeças de série.

Desta forma, a Seleção Nacional sabe desde já que terá de enfrentar um dos pré-designados, a sair do seguinte lote:Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai – caso confirme a qualificação no playoff intercontinental (tem vantagem de 5-0 diante da Jordânia).
Depois, no Pote 2 estarão os conjuntos asiáticos e da América do Norte e Central, enquanto no 3 surgirão as formações não cabeças de série da América do Sul (Chile e Equador) e as cinco representantes africanas. O último posto deste agrupamento pertencerá forçosamente a uma equipa europeia, visto existirem nove não cabeças de série e só cabem oito no Pote 4. Seguindo a lógica de outras edições (em 2006, por exemplo), transitará para o Pote 3 a nação com pior ranking FIFA (contas relativas à atualização de outubro), que será neste caso a seleção de França.

Um só adversário europeu

Um outro dado importante passa pela composição dos grupos, onde apenas podem estar no máximo duas equipas europeias.
Desta forma, caso Portugal enfrente uma equipa do Velho Continente originária do Pote 1, evitará a única formação da UEFA que estará no Pote 3, pelo que é provável que o conjunto orientado por Paulo Bento tenha de medir forças com uma formação originária do continente sul-americano que não seja cabeça de série ou uma africana. A outra vaga do grupo será ocupada por um representante da Ásia ou da América do Norte e Central, tal como aconteceu em 2010. Nessa edição, a Seleção Nacional teve pela frente as congéneres do Brasil, da Costa do Marfim e da Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário