quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fernando Santos e Paulo Bento juntam-se a Carlos Queiroz no Mundial2014

Os portugueses Paulo Bento e Fernando Santos,  selecionadores da equipa das "quinas" e da Grécia, respetivamente, juntaram-se  hoje no Mundial de futebol de 2014 ao compatriota Carlos Queiroz, técnico  do Irão. 

 Carlos Queiroz
 Fernando Santos
 
 Paulo Bento
No Brasil, o futebol nacional deverá, assim, estar representado por  três técnicos, todos com passagens pelo Sporting, sendo que Queiroz há muito  qualificou os iranianos, com um triunfo por 1-0 na Coreia do Sul, a 18 de  junho. 
Selecionador luso no Mundial de 2010, Queiroz será o único repetente  em Mundiais, sendo que Paulo Bento e Fernando Santos vão estar numa segunda  fase final consecutiva, depois de terem colocado as mesmas seleções no Europeu  de 2012. 
Queiroz foi o primeiro a conseguir o apuramento, ao conduzir o Irão  a 12 vitórias (mais um empate e três derrotas), em 16 jogos, numa trajetória  iniciada com um duplo triunfo sobre as Maldivas. 
Depois, os iranianos venceram as duas fases de grupos, primeiro à frente  de Jordânia, China e Singapura e, na quarta e decisiva fase, perante Coreia  do Sul, Uzbequistão, Qatar e Líbano, logrando, desta forma, o apuramento  direto. 
Pelo contrário, Paulo Bento (Portugal) e Fernando Santos (Grécia) tiveram  de esperar pelos "play-offs" europeus para garantirem a qualificação, já  que se ficaram pelo segundo lugar nos respetivos agrupamentos. 
A formação das "quinas" ficou no segundo posto do Grupo F, um ponto  atrás da Rússia (21 contra 22), enquanto a formação helénica foi "vice"  do Grupo G, com os mesmos 25 pontos da Bósnia-Herzegovina. 
Nos "play-offs", Portugal conseguiu dois triunfos sobre a Suécia (1-0  em casa e 3-2 fora), com quatro golos de Cristiano Ronaldo, enquanto os  gregos ganharam em casa à Roménia por 3-1 e, hoje, empataram a um em Bucareste.
Em 2014, no Brasil, a seleção lusa vai cumprir a sexta presença e quarta  consecutiva, sendo que tem como melhor registo o terceiro posto de 1966,  liderado por nove golos do "rei" Eusébio, e foi quarto colocado em 2006.
Por seu lado, Irão (14. em 1978, 20. em 1998 e 25. em 2006) e Grécia  (24. em 1994 e 25. em 2010) têm em comum o facto de apenas contarem uma  vitória em fases finais e nunca terem conseguido ultrapassar a fase de grupos.
Os iranianos venceram os Estados Unidos por 2-1, num célebre encontro  disputado em Lyon (França), a 21 de junho de 1998, enquanto os gregos superam  pelo mesmo resultado a Nigéria, a 17 de junho de 2010, na cidade sul-africana  de Bloemfontein. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário